Entenda as 38 vagas da Libertadores 2016

Como não há uma fórmula uniforme de disputa dos Nacionais para os 11 países que disputam a Libertadores, cada confederação adota sua política para distribuir as 38 vagas liberadas (26 já garantidas nos grupos 12 na Pré-Libertadores) para o torneio sul-americano, e por isso vamos fazer uma revisão da classificação país por país, para você entender melhor. Siga com o post:




BRASIL

No Brasil, não há muito mistério. Para a fase de grupos, uma vaga vai para o Campeão Brasileiro, outra para o Campeão da Copa do Brasil e mais uma para Vice-campeão brasileiro. Já a Pré-Libertadores conta com o 3º lugar e o 4º lugar no Campeonato Brasileiro.




ARGENTINA

Na Argentina é um pouco mais embolado. Já tem o atual Campeão da Libertadores, River Plate, o Campeão Argentino de 2015, Boca Juniors, o Vice-campeão Argentino, San Lorenzo, e o Campeão da Copa Argentina 2015, Rosario Central, todos classificados para os grupos.

Já para a Pré-Libertadores, eles tem um torneio só para isso, chamado de Liguilla Pre-Libertadores, que teve o Racing como vencedor, e ainda há uma vaga reservada para o melhor colocado na Copa Sul-Americana 2015, no caso o Huracán.




BOLÍVIA

Pelo Campeonato Boliviano, a conta é tranquila. Vai o Campeão do Torneio Apertura 2014/15 (2º semestre de 2014) e Clausura 2014/15 (1º semestre de 2015), Bolívar, o 2º colocado do Torneio Clausura 2014/15, The Strongest e o 3º colocado do Torneio Clausura 2014/15, Oriente Petrolero, este último indo para a Pré-Libertadores.

CHILE

O Chile possui três vagas, com o clássico formato Apertura (1º semestre de 2015) e Clausura (2º semestre de 2015). Se classificam, o Campeão do Torneo Clausura 2015, Cobresal, o Campeão do Torneio Apertura 2015, Colo-Colo, ambos já nos grupos, e por fin há o Campeão da Copa Chile 2015, La Universidad de Chile, para a Pré-Libertadores.




COLÔMBIA

Na Colômbia, uma vaga caiu, pois iria uma equipe de melhor índice técnico no Campeonato Colombiano, que viu sua chance ir embora após o título do Independiente Santa Fe na Copa Sul-Americana. Agora, o Santa Fe vai para a Pré-Libertadores.

Enquanto isso, na fase de grupos, o Campeão do Torneio Apertura 2015 (1º semestre de 2015), Deportivo Cali, e o Campeão do Torneio Finalización 2015 (2º semestre de 2015), ainda a definir, já vão para o sorteio sem passar pela Pré-Libertadores.

EQUADOR

Entre os equatorianos, uma breve embolação. Haja visto que o LDU Quito foi o vencedor da primeira etapa do Campeonato Equatoriano, e o Emelec já tem pontuação suficiente para ter sua vaga como certa, mas ambos ainda têm de aguardar o fim da segunda etapa da liga, para saber quem é o campeão geral.

A questão é que o Equatoriano possui fórmula igual ao do Cariocão. O vencedor do primeiro turno vai para a fase de grupos da Libertadores, assim como o vencedor do segundo turno. No fim, os dois se cruzam em uma final, para definir Campeão e Vice. E o time fora da decisão que tiver a melhor pontuação acumulada leva a vaga para a Pré-Libertadores.




MÉXICO

Dentro do México, uma classificação bem peculiar e curiosa (e também confusa, é claro), que visa dar prioridade à Concacaf Champions League, pois vão para a fase de grupos os dois melhores times de seu Torneo Apertura que não estão disputando a Concacaf atual.

Assim, como o América-MEX, o Tigres, o Santos Laguna e o Querétaro disputam a Concacaf Liga Campeones 2015/16, o Pumas UNAM e o Toluca podem disputar a Libertadores 2016, por ter calendário aberto e por serem os dois melhores na tabela geral do Torneo Apertura 2015.

Já para a Pré-Libertadores, obtém a vaga o time que ganhou a Supercopa MX 2014/15, torneio que reúne o melhores times do Apertura 2014 e do Clausura 2015 que não disputam a Concacaf Liga Campeones 2015/16. Ou seja, Puebla e Monarcas Morelia fizeram a final, e o Puebla vai para a Pré-Libertadores 2016.

PARAGUAI

No Paraguai, segue a linha de dois campeões no ano, Apertura e Clausura, os dois partindo direto para os grupos. Em 2015, o Cerro Porteño venceu o Apertura e o Olimpia ganhou o Clausura. Já para a Pré-Libertadores, vai o melhor índice técnico com a maior pontuação acumulada da temporada, o Guaraní.

PERU

No Peru, também não gostam de facilitar muito. Existe a disputa do Apertura e do Clausura, mas depois ainda há uma terceira etapa semifinal com campeão e vice do Apertura mais o campeão e o vice do Clausura. Os finalistas vão para a fase de grupos da Libertadores, e uma disputa de 3º lugar garante um time na Pré-Libertadores.

Por sorte, o Campeão do Apertura, Sporting Cristal, e o Campeão do Clausura, FBC Melgar, jogam a decisão entre os dias 13 e 16 de dezembro. Mas já imaginou a injustiça se os dois campeões de turno ficam de fora da final e da Libertadores?

URUGUAI

Terceiro maior detentor de títulos, o Uruguai faz uma conta simples como no Brasil: uma vaga na fase de grupos para o Campeão do Campeonato Uruguaio 2014–15, Nacional, e outra para o Vice-campeão do Campeonato Uruguaio 2014–15, Peñarol. Por fim, na Pré-Libertadores joga o time com a melhor pontuação fora da decisão, no caso o River Plate de Montevideo.

VENEZUELA

Também não há complicações no Campeonato Venezuelano. Na fase de grupos, é o campeão do Apertura 2014, Trujillanos, e o campeão do Clausura 2015, Deportivo Táchira. E na Pré-Libertadores, a melhor pontuação do ano além dos dois campeões.

Próxima »
« « Anterior
« Anterior
Próxima » »